Quais as importâncias do Alimento?!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici
Integrantes: Equipe: Gabriel Mantoan  
                                   Giovanna Larissa
                                   Raiane Varjao
                                   Deise Freitas
                                   Lucas Oliveira
                                   John Alax
                                   Fernando Assuncao
                                   Rayane Prado
                                   Yasmin Almeida


O QUE SÃO VITAMINAS?

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.

Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças  (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).

IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS

As vitaminas são geralmente adquiridas através da alimentação, apesar de determinadas vitaminas poderem ser absorvidas através da captação dos raios ultravioleta como é o caso da vitamina D ou então serem produzidas por micro organismos existentes na flora intestinal (vitamina K e B12).

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos: lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) que podem ser conservadas durante algumas semanas pelo fígado, e hidrossolúveis (vitaminas H, C e do complexo B) que se perdem facilmente quando cozinhadas (por isso, alimentos ricos nestas vitaminas devem preferir-se crus) e não são armazenadas pelo organismo.

Cada vitamina constitui portanto um elo importante para manter uma saúde plena e evitar doenças graves, daí que tenha sido concebida uma percentagem de dose diária recomendada (DDR). Essa dose diária varia ligeiramente consoante o sexo, o estado de saúde, a idade e outros factores.]

 De: Giovanna Larissa