Quais as importâncias do Alimento?!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013


Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici
Integrantes: Equipe: Gabriel Mantoan  
                     Giovanna Larissa
                     Raiane Varjao
                     Deise Freitas
                     Lucas Oliveira
                     John Alax
                     Fernando Assuncao
                     Rayane Prado
                     Yasmin Almeida

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. 
Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: 

(CH2O)n

Daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono".

     Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância.

     O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.

     O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado, músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

     Os alimentos ricos em carboidratos são os pães, os cereais, o arroz e as massas. Esses alimentos são a base da alimentação e fornecem energia de forma muito eficiente para o organismo e, por isso, são muito importantes para uma alimentação saudável. Mas, quando consumido em excesso, eles se transformam em gordura, que é armazenada no corpo.


Carboidratos para ganhar massa muscular

     Para ganhar massa muscular é necessário consumir, antes do treino, alimentos ricos em carboidratos com curva glicêmica baixa ou moderada. Eles fornecem energia mais lentamente e por mais tempo, o que melhora a resistência do atleta durante a atividade física, treinando melhor e mais tempo sem entrar em exaustão.

     Logo após o treino, alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico aceleram a recuperação muscular. Um bom suco de laranja, por exemplo, com ou sem suplemento protéico, deve ser ingerido logo após o treino, especialmente durante os primeiros 30 minutos após o fim da atividade, melhorando o desempenho físico.

Carboidratos simples 

     São alimentos em que os "açúcares", ou carboidratos que possuem, não precisam de muito tempo para ser digeridos

Exemplos: Pão francês, mel, geléia de frutas, melancia, uva passa, cereais como cornflakes, arroz branco, macarrão cozido sem molho, pipoca ou refrigerantes.

Carboidratos complexos 

     Têm uma digestão mais lenta e, por isso, chega até o sangue mais lentamente, promovendo saciedade por um período maior. São alimentos ideais para os diabéticos e também durante regime de emagrecimento.

Exemplos: Aveia, Pães, Cereais, vegetais feculentos, Legumes, Arroz, Massas, Feijão, Batata e Milho

De: Lucas Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário